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O que é, e o que não é Marketing Digital

Quer saber como diferenciar marketing digital de marketing multinível? Venha ler esse artigo.

Marketing Digital é um termo amplamente utilizado hoje em dia, mas você sabe o que ele realmente é? 

Basicamente, definimos como marketing digital um conjunto de ações que são elaboradas para fazer a comunicação entre marca e cliente, geralmente o objetivo desta comunicação é a divulgação de produtos, ofertas ou criar engajamento para marca. Lembrando que essas ações são todas feitas através da internet, em plataformas de buscas, redes sociais, sites e e-mails. 

Dentre as estratégias mais utilizadas de marketing digital, podemos destacar o SEO, marketing de conteúdo e o famigerado e-mail marketing. Mas calma, tem muito mais sobre marketing digital e vamos te explicar tudinho. 

É através do marketing digital que você se relaciona com o seu cliente, mesmo que você tenha uma loja física, provavelmente possui uma página em alguma rede social ou tem um site que usa para se comunicar com seu público, por isso é importante pensar no marketing digital da sua marca. 

O mercado de marketing digital atrai muita gente e com vários objetivos diferentes, existem aquelas pessoas que são profissionais e que produzem conteúdos relevantes paras as marcas, produzem vídeos, imagens e planejam ações de marketing que geram resultados, e há as pessoas que enxergam no marketing digital a possibilidade ganhar dinheiro rápido e fácil. 

O maior case de sucesso do marketing digital é o próprio termo marketing digital, uma rápida busca no Google e você terá acesso a uma infinidade de cursos, palestras, workshops, e-books, treinamentos, canais e sites que querem te ensinar a ficar rico com marketing digital, e claro que isso não é impossível, mas está longe de ser fácil. 

Ações que fazem parte da definição de marketing digital: 

  • Produção de conteúdo
  • Gestão de redes sociais
  • SEO
  • Campanhas patrocinadas 
  • E-mail marketing
  • Análise de métricas

Quando falamos em produção de conteúdo, isso se refere não somente a blogs, mas a todo tipo de conteúdo que é criado a partir de uma estratégia de marketing que visa um objetivo, seja alcançar mais seguidores, converter vendas ou engajar a marca. 

A gestão das redes sociais também passa pelo marketing de conteúdo, assim como o SEO, as campanhas e o e-mail marketing, logo, tudo se inicia na produção de conteúdos relevantes. 

A questão aqui é saber identificar o que não é marketing digital, e a internet está cheia de ofertas prometendo muito dinheiro com marketing digital, principalmente quando o assunto é marketing de afiliados. 

Normalmente o que esses programas oferecem a quem se interessa pelos cases de sucesso apresentados é dinheiro rápido e fácil, trabalhando pouco e sem precisar investir muito. 

Mas a verdade é que a maioria dessas ofertas trabalha com sistema piramidal e nada têm a ver com marketing digital, e sim com marketing multinível.

Tenha cuidados com promessas miraculosas:

  • Trabalhe pouco, ganhe muito: como em qualquer atividade você precisará dedicar tempo e adquirir conhecimento. 
  • Cuidado com os cases de sucesso: você verá várias pessoas vendendo cursos onde irão te mostrar como ficaram milionárias com marketing digital.  Fuja!
  • É bastante difundido que você não precisa ter experiência ou conhecimento prévio para iniciar um negócio com infoprodutos ou fórmulas. 
  • Se você tem uma boa lista, você vai ganhar muito dinheiro. Ter uma boa lista não significa nada, se o que o que você vai oferecer não interessar para essas pessoas, se você não possuir um bom site, com bom conteúdo. 

Isso significa que o marketing digital é uma mentira? Claro que não, a possibilidade de ganhar dinheiro com isso é real, mas requer tempo, conhecimento e investimento.

Se você é um iniciante te adianto que a jornada não será esse mar de rosas que te prometem na internet, você precisará de muita dedicação e esforço para conseguir uma oportunidade real de ganhar dinheiro. Para ser afiliado de uma grande plataforma, como a Amazon, por exemplo, ou de infoprodutos que já possuem visibilidade ou ainda, apenas divulgar anúncios, você precisa ter um bom blog, com conteúdo relevante, com bom tráfego de visitas, páginas de redes sociais com bom número de seguidores e bom engajamento e isso não é feito da noite para o dia. 

A maioria desses cases de sucesso que fizeram milionários e povoam a internet, na verdade, são sistemas de pirâmide, onde você precisará investir em algo ou pagar caro por um treinamento, e sejamos honestos, uma pessoa realmente milionária não está vendendo cursos na internet para ensinar como se fica milionário. 

O marketing digital é uma profissão séria, como qualquer outra, que vai te exigir tempo, dedicação e estudo para entender sobre métricas, produção de conteúdo, campanhas, e-mails e redes sociais, dentre inúmeras outras coisas. Quer saber mais sobre marketing digital? Acompanhe nosso blog.

Redação e revisão Vanessa Fontes

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