O unboxing é uma prática feita por compradores e influencers e nada mais é , do que a abertura da embalagem de um produto novo, filmada e exibida nas redes. A palavra unboxing vem do inglês e significa, numa tradução livre, “tirar da caixa”. Muito presente nas redes, os vídeos de unboxing podem apresentar tanto produtos que sejam muito desejados ou tendências do momento, quanto outros tipos de lançamento. O ponto principal é que o unboxing deve ser mais que o mero ato de abrir a embalagem de algo que chegou, ele deve ser uma experiência. Quando utilizada por marcas, essa é uma tática interessante para o encantamento do cliente e também para a promoção de algum produto.
Na prática, para uma experiência de unboxing bem sucedida a marca deve se preocupar com a embalagem e conteúdos inseridos, disposição dos itens dentro da caixa, cores e texturas, entre outros itens, para causar um impacto positivo logo na abertura. As palavras chave que devemos ter em mente são: encantamento, experiência, e prazer.
Os clientes que passam por essa experiência com a embalagem e apresentação dos produtos, têm um grande potencial de fazer novas compras com a marca. Além disso, o impacto não fica apenas no cliente que recebeu o produto. Quando a experiência causa encantamento e o cliente faz um vídeo de unboxing, mais pessoas terão contato com o produto e a experiência pelas redes sociais. Essa é uma forma diferente de se relacionar com o cliente, gerando fidelidade e promovendo a marca.
Tipos de unboxing
O unboxing não serve apenas para “bens” duráveis, é possível ter uma experiência agradável ao abrir qualquer tipo de produto. Desde embalagens de pizza que se transformam em pratos até uma caixa luxuosa para um produto que está em alta. Alguns dos tipos mais genéricos são:
Envio para influenciadores digitais que pertençam ao seu nicho de atuação para promover lançamentos de novos produtos e tornar sua marca mais conhecida.
Envio da experiência do unboxing em todas as compras (ou compras de produtos específicos que sua marca quer promover).
Criar caixas de assinatura dos seus produtos, com surpresas a cada envio. As “Mystery Box” normalmente são caixas de assinatura que geram expectativa para os produtos e brindes do próximo mês.
Como inserir o unboxing na estratégia de encantamento do seu negócio?
Para inserir o unboxing no seu negócio é importante que você esteja muito atento a todo o processo: desde a concepção sobre qual experiência sua marca quer proporcionar ao público, até processos de logística para garantir que a caixa vai chegar ao consumidor da forma exata como você imaginou. Para isso temos algumas dicas:
Conheça profundamente seu produto: É importante saber o que o seu produto representa para descobrir quais são as sensações e itens que podem ser relacionados com ele.
Conhecer profundamente seu público: Entenda o que procuram e esperam com essa compra, mas sem perder a identidade do seu produto e da sua marca.
Como sua empresa quer ser lembrada: Divertida, luxuosa, nerd, tecnológica, que traz conforto? Definir esta base irá te guiar a construir a experiência ligando o seu produto e o que seu cliente espera.
Criar uma assinatura para a empresa: toda a parte visual e sensorial pode fazer parte da assinatura da empresa. Desde a impressão ou cor da caixa até cheiros que podem ser inseridos.
Personalização: Itens como cartões, tags, bilhetinhos personalizados vão te aproximar do cliente.
Mimos: Descontos, brindes, frete grátis para a próxima compra. Tudo para incentivar que o cliente compre novamente.
Logística: Entrega rápida e sem danos. Uma caixa amassada não é vista com bons olhos.
Incentive as publicações nas redes sociais: Instagram, Youtube ou onde mais a sua marca estiver presente.
Assim que o produto chegar, antes mesmo de abrir a caixa, seu cliente vai saber que será uma ótima experiência