Branding é um conjunto de ferramentas utilizadas para fazer a gestão de uma marca, mas muito mais que isso, o branding é a forma como a marca é vista e ajuda a pensar nas ações e conteúdos que irão fazer sentido para o universo que a compõem.
Primeiro é preciso entender que branding e marca são coisas distintas, a marca é aquilo que o seu consumidor vê e com o qual interage, o branding é o conjunto das ferramentas que faz a gestão da sua marca.
Além disso, é comum confundir branding com identidade visual, e embora a identidade visual faça parte do branding ele vai muito além disso.
Com as redes sociais possuindo um papel cada vez mais ativo na conversão de vendas e servindo sempre de vitrine para que o público veja, além do que a marca oferece, com o que a marca se engaja, quais são os valores e ações que a marca valoriza e quem é o público, o branding se torna uma peça chave no sucesso da marca.
É através do branding que você criará propósito e identidade com o seu público, e dessa forma conseguir oferecer novas experiências e ser recomendado por quem se identifica com sua marca.
O que compõe o branding:
Identidade Visual
É através da identidade visual que você vai ser lembrado pelos consumidores, por isso criar uma logo, um estilo de publicação, fontes, cores e padronagens é importante.
A identidade visual vai ajudar você a se posicionar no mercado ao lado dos valores que sua empresa compartilha e se alinhar com o público que deseja atingir.
E essa criação passa pela elaboração de materiais gráficos, impressos, e online, e tudo isso precisa estar alinhado e conversar bem entre si, afinal, essa vai ser a cara da sua marca.
Como usar as redes sociais para vender
Estratégia
Na sua estratégia, a identidade visual vai te ajudar a se alinhar e transmitir aos valores não visuais que sua marca preza, criando conexão com seus consumidores. Por isso, antes de iniciar o processo de criação da marca se pergunte:
- O que você quer transmitir?
- Se sua marca fosse uma pessoa, como ela seria?
- O que você quer que pensem quando olharem sua identidade visual?
- Quais valores você quer reforçar?
- Qual linguagem se adequa mais a sua identidade? Descontraída? Especializada? Formal?
A linguagem que você irá utilizar precisa estar alinhada com o seu público, mas também precisa ser adequado aos canais que você irá utilizar para se comunicar, a forma de expressar em um canal do YouTube é diferente da forma como você vai se comunicar com seus clientes pelo WhatsApp, mas independente do canal, essa linguagem precisa ser uniforme.
Outro fator que você deve analisar é quais canais fazem mais sentido para sua estratégia.
Você não precisa estar presente em todos os canais, mas entender qual deles faz mais sentido para seu negócio e claro, é fundamental que antes de se inserir nas redes sociais e nos canais escolhidos você tenha um bom site.
Após a criação do site, é fundamental que seja criada uma página no Facebook, que vai servir para você se comunicar e se integrar com outras plataformas como o Instagram e WhatsApp, e embora esteja cedendo lugar a outras redes, o Facebook ainda é a maior plataforma de rede social do mundo e é um canal de comunicação direta excelente.
Outra parte importante, é o conteúdo que você produzirá, é ele quem lhe dará visibilidade e te ajudará a aparecer nos mecanismos de buscas, por isso, é importante que ele seja relevante e esteja alinhado com a mensagem e valores que você quer passar para o seu público e tenha uma linguagem definida.
Esses são os passos básicos do branding, que na verdade é a sua ferramenta de gestão da sua marca e vai ser o termômetro para suas avaliações.
Um branding bem pensado e executado pode gerar muitas conversões e uma imagem estável para sua marca, afinal, é ele que vai ajudar o seu negócio a expressar seu propósito para o mundo.
Redação e revisão Vanessa Fontes