Promover um lançamento digital é sempre um desafio e ter sucesso em seus lançamentos digitais exige dedicação, paciência e muito foco no objetivo a ser atingido. As dúvidas sobre como fazer lançamento digital são inúmeras, principalmente para quem nunca fez nenhuma ação de marketing digital, por isso, vamos dar algumas dicas sobre o assunto nesse texto.
Uma dica importante para se ter em mente: aquele método que funcionou muito bem para um determinado lançamento pode não funcionar para você, não cometa o erro de aplicar um método de lançamento sem rever e fazer adaptações específicas para o seu objetivo somente porque já deu certo anteriormente. Não é receita de bolo e não funciona sempre da mesma forma.
A palavra de ordem para o lançamento digital é testar e analisar o que funciona ou não. Abaixo algumas dicas:
- Não existe momento ideal para o lançamento.
- Aquilo que funcionou ontem com seu colega pode não funcionar hoje para você.
- Teste seu infoproduto exaustivamente.
- Não se apegue a fórmulas prontas.
O que é lançamento digital?
O objetivo principal do lançamento digital é criar uma expectativa em torno do que será lançado e promover ofertas atrativas, e por oferta não entenda apenas o valor do infoproduto, mas ele em si, o que o seu infoproduto pode fazer por quem vai adquiri-lo.
Normalmente o lançamento digital é realizado com data marcada e possui hora para começar e terminar e é uma forma mais arrojada de vendas, tendo como objetivo conseguir o maior número de vendas em menor espaço de tempo, utilizando sempre a técnica da escassez, tratando o infoproduto como algo finito e que naquela hora determinada vai acabar e junto com ele, a grande oportunidade de adquirir algo único e incrível.
Mas não se engane, o trabalho sobre o lançamento digital começa antes disso tudo, o primeiro passo é preparar os leads do seu produto e é nesse momento de preparação de leads que é gerada a ansiedade pelo lançamento junto com o sentimento de escassez.
Tipos de lançamento digital
Existem alguns modelos e variantes de lançamento digital, e optar por um deles é uma escolha que precisa levar em consideração toda a sua estratégia de marketing e qual o objetivo da sua campanha.
- Lançamento Semente
Um dos modelos mais utilizados, principalmente por quem está iniciando e ainda galgando os primeiros passos dentro do mundo do marketing digital.
E por que esse é um dos modelos mais utilizados? Por que não se precisa ter um infoproduto pronto para que seja feito o lançamento. Aqui, a grande sacada é atrair pessoas que estão interessadas em um determinado assunto e identificar as necessidades, anseios e desejos dessas pessoas em torno do assunto que será explorado, e a partir daí você criará o seu produto.
Dentro desse tipo de lançamento vale até mesmo realizar um pré-lançamento, onde quem comprar o produto antes do lançamento oficial pagará menos ou obterá alguma vantagem.
A grande dica para esse tipo de lançamento é se tornar autoridade no assunto que está trabalhando, seja através das redes sociais, e-mails marketing ou blog. Produzir conteúdo de qualidade é a chave para esse tipo de lançamento.
- Lançamento Interno
Esse modelo é muito usado por ser um dos modelos que mais geram resultados, afinal, você usará sua base de contatos para fazer o lançamento, ou seja, você venderá para aqueles que já são seus clientes.
Nesse modelo a dificuldade é conseguir criar engajamento, logo, você precisará investir mais em mídias para fazer a divulgação do lançamento e do produto, e claro, se você já possui uma carteira de clientes bacana suas chances de faturamento são maiores. Definitivamente, esse não é o modelo ideal para quem está iniciando.
No entanto, esta estratégia exige um esforço maior para ser aplicado porque requer o uso de mídias variadas para divulgar seu conteúdo, de modo a conseguir o engajamento necessário.
- Lançamento Externo
Normalmente feito junto com o lançamento interno, o objetivo maior aqui é gerar leads. É um modelo que precisa ser bem pensado e estruturado e ter uma boa estratégia de marketing, requer um investimento inicial maior, mas também possui maiores chances de ter um bom faturamento.
O objetivo aqui é ampliar sua audiência e convertê-la em consumidores, por isso é importante ter uma estratégia bem definida e um objetivo claro, para que não se desperdice recursos valiosos.
- Lançamento relâmpago
O nome já fala, é um lançamento rápido e tem hora e data para começar e terminar, geralmente oferece uma oferta exclusiva dentro do prazo estipulado. O modo mais comum de trabalhar com esse tipo de lançamento é o envio de e-mail marketing, por isso, é necessário que você tenha uma boa base de contatos.
- Lançamento Perpétuo
No lançamento perpétuo você pode utilizar contatos de lançamento anteriores para gerar novos leads, costuma funcionar muito bem se anteriormente houve um lançamento interno de sucesso, afinal, você estará usando sua base de contatos.
A vantagem desse tipo de lançamento é a economia de tempo na geração de leads e pode ser feito de forma automática.
- Lançamento de afiliados
Esse é um dos queridinhos de quem está começando por permitir que não se tenha um produto próprio. Aqui você vai trabalhar com produtos criados por terceiros e sempre por um tempo limitado.
É um bom modelo para quem está iniciando, o investimento é relativamente baixo e é possível ter um bom faturamento.
Redação e revisão Vanessa Fontes