As festas de fim de ano são indiscutivelmente uma das melhores datas sazonais para o comércio brasileiro. Seja por ser uma das poucas datas comemorativas do ano onde toda a família se reúne para a troca de presentes e confraternização ou pelo frescor de um ano que termina e outro que se inicia. O fato é que de acordo com o SERASA, 2017 teve um dos melhores Natais para os comerciantes em relação aos últimos 7 anos! Mas e 2018?
Segundo Emílio Alfieri, economista da ACSP, para a matéria do jornal Brasil Econômico:
“O ritmo de crescimento do comércio está perdendo força em 2018, tanto o restrito quanto o ampliado, o que possivelmente faça com que o setor feche o ano em patamar abaixo do estimado inicialmente” Fonte: Economia – iG @ https://economia.ig.com.br/2018-09-13/vendas-do-comercio.html
Embora a crise tenha afetado as vendas em 2018, o Dia das Crianças seguido pela Black Friday e Natal, são datas importantes para o comércio e é necessário que a sua empresa invista em marketing digital de forma correta para alavancar lucros e vender mais no fim de ano.
Para isso, separamos algumas dicas para que você possa vender mais no fim do ano através de estratégias de Marketing Digital
#1: Faça um planejamento de suas ações e orçamento
“o Marketing digital não é o Salvador da Pátria. Sim, ele pode levar a sua empresa a um outro patamar, mas para isso é necessário muito mais que apenas a contratação do serviço e estratégias”. -Amanda Lima, fundadora da Kawis Consultoria
O planejamento é pontapé inicial para uma estratégia de marketing digital bem sucedida. É necessário que a empresa entenda o que o seu público deseja e ofereça a melhor solução para ele. Gostos pessoais e posicionamentos da empresa não devem ter peso aqui. Lembre-se que a campanha está sendo realizada para o seu cliente e ele tem necessidades diferentes da sua empresa e muitas vezes da que a sua empresa julga que ele tem. Por esse motivo, quando for fazer o seu planejamento, faça pesquisa: pesquisa da concorrência, do mercado e principalmente do seu cliente.
Outra questão crucial é planejar o orçamento para suas ações de marketing digital para o fim de ano, por ser uma época com algumas datas importantes é necessário que a sua empresa saiba exatamente quando é possível investir em cada ação para não ter problemas durante o processo.
#2: Defina seus objetivos e duração da campanha
As campanhas devem começar com uma certa antecedência às datas sazonais para que você crie um caminho para chegar até o seu cliente. nesse período você pode criar um funil de engajamento com o seu público e ações de marketing digital com objetivos primários e secundários. Por exemplo: se a sua marca não é conhecida, antes de converter um cliente para sua loja online, você precisa:
Saber que tipo de persona deseja atingir
Entender o que esse público quer
Apresentar sua marca: sua empresa deve ser tudo que ele deseja
Gerar empatia, interesse ou curiosidade pela marca
Mostrar seu diferencial
Cativar
Converter
Fidelizar
Tornar esse cliente, um defensor da sua marca
Nesse caso, o objetivo final é aumentar as vendas de fim de ano, mas existem diverso objetivos secundários no caminho que são importantes para sua jornada de conversão.
#3: Escolha seus canais de divulgação
Agora que você tem em mãos o seu planejamento e metas é o momento de escolher os canais de comunicação que se enquadram nas suas estratégias de marketing digital: E-mail Marketing, campanha de Remarketing, SEO, Landing Page, Redes sociais, Links Patrocinados… Existe uma infinidade de possibilidades e elas podem ser utilizadas em conjunto ou não.
Durante a escolha dos canais de comunicação e com o planejamento e pesquisas em mãos saiba exatamente o formato que deve ser utilizado em suas ações de marketing digital: seu consumidor usa mais celular ou computador? Ele passa quantas horas conectado? Que tipo de informação ele se interessa? Onde meu anúncio vai aparecer? Quais são os sites que seu público de interesse mais acessa? Em quais redes sociais ele está?
#4: Antes de fazer uma estratégia, certifique-se que a sua empresa está preparada para ela.
Muitas empresas se apoiam no marketing digital como a solução para vender mais, mas de nada adianta muita estratégia se a sua empresa não está preparada para o retorno desse investimento. Ou seja, sua empresa precisa estar pronta para atender a demanda, com uma equipe treinada, site com pleno funcionamento, estoque, equipe de relacionamento com cliente a postos, boas estratégias e cumprimento de prazos de entrega. Se a sua empresa estiver alinhada a esses fatores internos, com uma estratégia de marketing digital bem estruturada, certamente sua empresa terá um grande salto de vendas nesse fim de ano.
#5: Mensure seus resultados e fidelizar clientes
O fim do ano acabou, e aí? Esse é um dos momentos mais importantes para a sua empresa: mensurar os resultados, conversar com os clientes que compraram e fidelizá-los. Nesse passo, você pode usar um funil de vendas, com e-mails marketing estratégicos, estratégias de Inbound Marketing, redes sociais, etc.
Segundo o mestre do marketing, Philip Kotler, conquistar novos clientes custa até 7 vezes mais que fideliza-los, então é preciso que a sua empresa comece agora através de estratégias de marketing digital a cultuar o bom relacionamento com os clientes, pensando sempre no pós venda.
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