Depois de um ano atípico e repleto de incertezas, a Black Friday se aproxima como uma possibilidade de aumento das vendas e conquista de novos clientes para boa parte das empresas que sentiu o baque em decorrência da crise causada pela pandemia da covid-19.
Mas para aproveitar a maior liquidação do ano, você precisa estar preparado. E uma das estratégias e pontos de atenção para ter uma BlackFriday de sucesso é oferecer um bom atendimento.
Uma das ferramentas que pode te auxiliar nesse processo e, inclusive servir como um canal de divulgação e vendas, é o WhastApp Business.
Além de ser um excelente aplicativo para oferecer suporte ao cliente, é um recurso fundamental para marcas que desejam divulgar seus produtos e novidades com mais eficiência, uma vez que facilita o intermédio e o contato entre o comprador e o vendedor. Com isso, e utilizando as táticas de marketing corretas, fica muito mais fácil aumentar
sua conversão.
Dentre suas funcionalidades, destacam-se:
Opções extras do perfil comercial (com endereço, e-mail, horário de funcionamento e site da loja virtual),as Estatísticas (para compreender quantas mensagens foram entregues e lidas), a ferramenta de Respostas Rápidas (que permite salvar e reutilizar mensagens) como você pode ver na imagem abaixo.
A categorização por meio de criação de etiquetas (você pode separar por categorias mais importantes sobre o atual status do
seu cliente), o que facilita a organização sobre qual ação foi direcionada a cada cliente.
Mesmo que utilize o aplicativo para suporte, é muito importante manter a organização para que nenhum cliente seja deixado de lado.
Outra função criada para ser usada como estratégia de negócios é o QR Code. É possível criar personalizados para compartilhar os catálogos criados no aplicativo em outros lugares, como redes sociais e e-mails. Além disso, o QR Code pode ser impresso em embalagens e cartões de visita, o que facilita ao cliente adicionar o contato no celular, isto é, ele não precisa
mais ficar salvando o telefone na agenda para entrar em contato com a empresa.
E de olho nas vendas de final de ano, o WhastApp liberou no último dia 10 de novembro, mais um recurso para agregar ao que já existia nessa versão: o “Botão de Compras”. Ao clicar nesse botão, que se parece com uma fachada de loja, o cliente pode ver o catálogo de produtos oferecido pela empresa, já com os preços do que está disponível. Isso facilitará ainda
mais as vendas através do aplicativo.
Mas como vender com o WhatsApp Business?
São muitas as possibilidades de venda por esse aplicativo. Porém, para se diferenciar no meio de outras empresas é preciso ter uma estratégia capaz de alavancar suas vendas e alcançar um público muito mais “quente”.
Uma tática é configurar as mensagens automatizadas para fazer uma lista de transmissão. Para isso, basta seguir os seguintes passos:
1 – Configurar o seu Whatsapp Business colocando na mensagem de boas vindas um texto convidando o seu público a entrar em uma lista de transmissão.
2 – Com o objetivo de incentivar a sua audiência a participar, é muito importante informar que, dentro dessa lista, haverá promoções regulares dos seus produtos.
3 – Para os que tiverem interesse em participar, coloque-os em sua lista
e envie promoções regulares.
Se você seguir esses passos, sua lista de transmissão vai crescer automaticamente e, consequentemente, você vai ter uma explosão de vendas não apenas na Black Friday, mas em todos os períodos do ano. E aí, que tal experimentar?
Você pode conhecer todas as funcionalidade do Whatsapp business clicando aqui!