O ano de 2019 pode ter sido muito desafiador para algumas empresas e profissionais, mas é com os desafios que precisamos aprender. Não podemos enxergar as barreiras e as dificuldades como coisas apenas ruins, são elas que nos dão a garra para buscar soluções, verificar a eficácia dos caminhos escolhidos e o melhor, nos dão a percepção de que é preciso mudar. É preciso mudar em 2020, é preciso mudar nossa estratégia de vendas que não deu muito certo, e digo mais, é preciso fidelizar clientes! É sobre isso que vamos tratar nesse artigo.
A fidelização é tão importante quanto adquirir novos compradores. Afinal, cliente fiel é um cliente satisfeito, que consequentemente vai comprar mais com você, vai citar a sua empresa em roda de amigos e o melhor, vai indicar o seu negócio para novos clientes fiéis, gerando mais receita para sua empresa e tornando-a mais conceituada e conhecida.
Mas como fidelizar seus clientes? Como tornar o consumidor mais exigente do século seu ‘brand lover’¹? É o que você vai descobrir agora, afinal 2020 é o ano da colheita e temos que colher clientes que acreditam em nosso negócio e estão dispostos a ser nossos advogados da marca!
#1 : Um Bom Atendimento É Indispensável
“A primeira impressão é a que fica”, essa é uma frase batida que ainda faz todo sentido, inclusive no mundo das vendas. Não falo de aparência, falo do atendimento que deve ser uma experiência incrível ao cliente, algo que ele vai lembrar e comentar na roda de amigos.
Atender o cliente com aquela ideia de “Ah, ele não tem cara de quem vai comprar mesmo” é um grande erro de muitos vendedores.
Simpatia e agilidade para entender o que o seu possível comprador quer é o caminho mais seguro para se tornar um vendedor querido e fidelizar ainda mais clientes. Pode ter certeza que dá próxima vez que esse cliente voltar ele vai querer falar com você.
Como fazer um bom atendimento? Esse vai ser assunto de um dos meus próximos artigos!
#2: Seja O Melhor Amigo Do Seu Cliente
Você precisa conhece-lo, saber suas preferências, entender suas necessidades. É dessa forma que você vai conseguir oferecer na hora do atendimento, exatamente aquilo que ele precisa. É importante ressaltar que o cliente não é mais um ‘date’² qualquer, você quer um relacionamento longo e duradouro com ele, por isso faça bem o pós venda: mande um cartão personalizado para esse cliente, mande um sms, um e-mail. Seja humano, isso faz toda a diferença. Não trate seu cliente como números, vocês devem ser bons amigos!
#3: Comunicação É Tudo E Tudo É Comunicação
Acredito que a base da fidelização, aliás, de uma empresa é a comunicação. É ela que faz com que o nosso atendimento seja impecável e nos ajuda a passar informações claras aos nosso clientes, sem ruídos.
#4: Saiba Mais Sobre O Seu Negócio
Não apenas sobre a sua empresa, mas sobre o seu negócio como um todo. O macro, sabe? Se você é um vendedor de uma loja de móveis e deseja fidelizar clientes, por exemplo, precisa saber sobre os tipos de madeiras, participar de feiras, conhecer tendências para poder instigar o estilo pessoal de decoração do seu cliente, e sobretudo, conhecer o seu concorrente.
Você é o melhor no que faz, tem o melhor custo benefício, tem conhecimento sobre o negócio. Se o seu cliente é fã de decoração, você deve ser o vendedor que vai poder conversar horas a fio sobre se o minimalismo é melhor que o industrial e todas as novas tendências das feiras de design de móveis e decoração.
#5: Invista Em Conhecimento
Esse é um passo muito importante para fidelizar clientes. Todos os dias existem novas tendências no mercado, e ter conhecimento, faz de você uma pessoa preparada para pegar todos os tipos de barco. Você pode navegar em uma canoa ou em um transatlântico, nada te para, pois foi criada a segurança que você precisa para exercer suas funções e fidelizar ainda mais clientes em 2020.
#6: O Depois Do Felizes Para Sempre
Vendas não é um conto de fadas que termina no “eles viveram felizes para sempre” é preciso cuidar desse cliente no pós-venda. Ele deve se sentir amparado e saber que se ele precisar, é com você que ele pode contar.
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O significado das coisas
Brand lover¹: amante da marca. É um cliente que gosta tanto, mais tanto da marca/produto/empresa que resolve advogar a favor, gerando propaganda espontânea.
Date²: encontro casual que pode ou não virar algo sério, mas que geralmente é único e implacável!
Escrito por: Vanessa Fontes