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O que é tráfego pago

Quer saber mais sobre tráfego pago, quais as vantagens para o seu negócio e a diferença do tráfego pago e do tráfego orgânico? Então este conteúdo é para você!

Você sabe o que é tráfego pago? É aquele modelo de tráfego onde você investe um determinado  valor em ferramentas de buscas, como o Google ou Facebook Ads, para que sua página tenha maior visibilidade e consiga converter vendas de forma mais rápida. A grande vantagem desse tipo de tráfego é permitir que você segmente melhor suas campanhas e consiga resultados mais assertivos.  

Existem dois tipo de tráfego: o tráfego pago e o tráfego orgânico, e não há um consenso sobre um ser melhor que o outro, mas ambos são importantes e geram resultados mas por caminhos diferentes. 

A grande diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico é o orçamento, no primeiro você precisa ter recursos disponíveis para poder investir em anúncios, no segundo isso é feito de forma mais estratégica com conteúdos que geram engajamento e fortalecem o elo entre marca e consumidor, porém, esse pode ser um caminho bem mais longo. 

Independente do modelo de tráfego escolhido, você precisará investir na criação de bons conteúdos, boas imagens e estratégias alinhadas com o seu público de interesse, lembrando que não é porque você investe em tráfego pago que não precisa investir nas estratégias para tráfego orgânico. 

O ideal seria ter o resultado e conversão gerados pelo tráfego pago de forma orgânica, porém, isso só é atingível em um cenário de longo prazo. Se você tem pressa em fazer conversões e gerar resultados mais significativos em um espaço de tempo mais curto, a opção é separar um orçamento maior e partir para o tráfego pago. 

Vantagens do tráfego pago

A maior vantagem do tráfego pago é conseguir mensurar o quanto quer gastar versus o resultado que quer atingir, e claro, a maior vantagem desse tipo de tráfego é a rapidez de resultados. 

A mesma ação feita de forma orgânica levaria muito mais tempo para gerar os mesmos resultados que decorrem do tráfego pago, como dito anteriormente, o ideal é ter uma estratégia que mescle tráfego orgânico com tráfego pago, tendo em mente que um é para alavancar o seu negócio agora e converter vendas, o outro é algo que precisa ser alimentado de forma contínua para que dê resultados no futuro e você possa eventualmente ir diminuindo o investimento em tráfego pago.  O caminho mais sustentável é alimentar o tráfego orgânico pensando nos leads do tráfego pago, não adianta você conseguir atrair público se o seu conteúdo não engaja, não é interessante, seu site está ultrapassado e não passa uma imagem profissional adequada. 

Pense que se você fosse visitar um comércio e a loja física estiver descuidada, bagunçada e o atendimento confuso, dificilmente  você fecharia a venda ou voltaria, o mesmo vale para o seu site, ele é seu cartão de visitas. 

Abaixo, algumas vantagens em se trabalhar com tráfego pago: 

  • Resultados mais rápidos se houver uma campanha bem planejada.
  • Capacidade de segmentar melhor o direcionamento da sua campanha. 
  • Possibilidade de iniciar com valores que cabem no seu bolso. 
  • Taxa de conversão

Essas são apenas algumas das vantagens, e por incrível que parece, não é necessário investir rios de dinheiro em tráfego pago logo de início, a maioria das plataformas oferecem ferramentas nas quais você define quanto quer pagar por clique ou por visualização, resumindo, você pode criar campanhas que realmente caibam no seu bolso. 

Independente de estar trabalhando  com tráfego pago ou orgânico é fundamental que você siga algumas diretrizes que vão ajudar a te impulsionar e consequentemente gastar menos tempo e dinheiro na obtenção de resultados significativos. 

  • Invista em um bom site.
  • Um bom site precisa ser responsivo (mobile).
  • Escolha um layout limpo, intuitivo e de fácil leitura.
  • Pesquise bastante quais palavras chaves favorecem melhor seu negócio.
  • Saiba programar corretamente o público-alvo das suas campanhas. 

Essas são práticas que te poupam dinheiro e tempo no futuro, nada pior para o seu tráfego que um site mal diagramado, com muitos anúncios, cheio de banners, fontes cansativas, fundos muito coloridos ou escuros e menu difícil de navegar. 

E claro, para resultados mais duradouros é fundamental que o seu trabalho de marketing digital não pare nunca, o segredo do bom marketing digital está na consistência. Não adianta fazer uma postagem patrocinada, gastar com isso, ter um bom resultado e depois passar uma semana sem publicar absolutamente nada no seu feed, ou no seu blog ou no seu site. 

Dentre todas as opções que o mundo digital oferece para impulsionar o seu negócio ou produto, o tráfego pago é o que tem maior capacidade de resultados e conversão, por isso é importante investir nele, sem jamais deixar de alimentar suas páginas com bom conteúdo e boas campanhas para que um dia, no futuro, esse mesmo resultado pelo qual você paga hoje, venha de forma gratuita através do tráfego orgânico. 

Continue acompanhando nossos conteúdos, em breve publicaremos um artigo exclusivo sobre como fazer o tráfego pago e quais as melhores estratégias para esse modelo. 

Redação e revisão Vanessa Fontes

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