O Instagram se tornou uma das principais plataformas de rede social para se criar um bom relacionamento com o cliente, por isso, criar engajamento no Instagram é primordial para sua marca ou negócio.
Muito mais que postar fotos bonitas no feed ou publicar stories legais, o Instagram exige que você tenha uma produção de conteúdo relevante para seu o seu público, e para te auxiliar nesse desafio existem ferramentas gratuitas que podem turbinar seu perfil e atrair novos seguidores e views.
Hoje, o Instagram possui mais de um bilhão de usuários ativos e cada um desses usuários faz parte de um perfil de consumidor, logo, a produção de conteúdo que consiga gerar engajamento é fundamental, afinal, é através do conteúdo que esses consumidores vão se engajar com a sua marca ou serviço e através disso que você conseguirá traduzir relacionamento em vendas diretas.
A primeira etapa para se criar um perfil para sua marca ou produto é ter um planejamento estratégico do conteúdo que será publicado, pensando sempre no alvo que esse conteúdo deve atingir. Comunicar uma ideia ou serviço pode parecer fácil, mas o desafio é fazer seus seguidores se tornarem seus consumidores e, além disso, se transformarem em seus defensores, indicando sua marca e valorizando seu produto.
E para te ajudar com tudo isso, vamos listar abaixo algumas ferramentas gratuitas para Instagram que você pode utilizar.
Repostar posts interessantes de outros usuários ou de seus seguidores pode ser uma forma interessante e simpática de criar um bom relacionamento e gerar engajamento no Instagram.
O Repost for Instagram está disponível em versões para Android e IOS, com ele instalado você conseguirá repostar conteúdos de outros perfis dando a eles o devido crédito na publicação.
Das ferramentas gratuitas para Instagram, o Combin é uma das mais interessantes, pois permite que você agende suas postagens no feed de notícia e stories, otimizando seu tempo e organizando de forma melhor o gerenciamento da sua conta. Com o Combin você consegue se programar e manter a frequência e constância da publicação dos conteúdos. A constância de publicações, inclusive, reflete diretamente no engajamento que a marca tem no Instagram.
O limite de publicações a partir desta ferramenta são 15 stories e 3 posts por semana.
Essa ferramenta gratuita para Instagram tem por objetivo otimizar o gerenciamento nas redes sociais, ideal para quem faz a gestão de muitos perfis. Ela te ajuda a agendar postagens e monitora os perfis para saber o que seus consumidores estão falando sobre sua marca ou empresa. É uma ferramenta excelente para medir a satisfação dos seus clientes e o engajamento no Instagram.
Outra ferramenta voltada para quem trabalha com grande volume de perfis e produção de conteúdo, ele te permite agendar as postagens em horários diferentes e não somente no Instagram, ele também funciona para o Facebook e o Linkedin, ou seja, é uma solução prática para você postar e replicar os conteúdos.
5 – Caption Writer
Essa ferramenta gratuita para Instagram vai te ajudar na produção de conteúdo, possibilitando legendas mais assertivas, com quebras de linha e contador de caracteres, além de grupos de hashtag.
Pode parecer pouco funcional, mas uma legenda bem feita pode fazer a diferença entre ter um conteúdo relevante e um conteúdo que não engaja. O Caption Writer é um aplicativo que está disponível na Play Store e na Apple Store.
O HashTest ajuda a criar grupos de hashtags além de indicar quais as melhores para o seu perfil, quais conseguem engajar mais. Pode parecer simples, mas é super importante escolher a hashtags certas para o seu post e seu perfil.
A ferramenta é gratuita e funciona como uma extensão do seu navegador, por isso é importante mantê-lo atualizado.
Independente das ferramentas gratuitas para Instagram que você utilizar e do tipo de produção de conteúdo que você faz para engajar seu público, algumas coisas são fundamentais:
- Planeje estrategicamente seu conteúdo.
- Procure produzir conteúdos únicos e relevantes.
- Diversifique os formatos dos conteúdos que oferece.
- Pesquise quais os melhores horários para fazer suas postagens.
- Fique atento às estatísticas de desempenho do seu perfil.
Sabemos que pode parecer complexo entender e dominar todas as ferramentas, técnicas e macetes para conseguir criar um perfil que gere engajamento e que consiga converter vendas diretas, por isso a Kawis além de manter um blog cheio de dicas e textos sobre como melhorar seu desempenho, também oferece consultoria em marketing digital, além de outros serviços e infoprodutos.
Redação e revisão Vanessa Fontes