Escolher as cores perfeitas para a sua marca não é uma tarefa fácil, mas é possível com estudos e referências. As marcas não são representadas apenas pela cor principal, sua identidade visual é formada também por outras cores (que chamaremos de cores secundárias). Essa combinação de cor principal e cores secundárias é que irá compor a identidade visual da marca. As cores secundárias ajudam a criar personalidade e uma identidade exclusiva para sua marca.
Significado geral das cores
A psicologia das cores diz sobre as sensações e estímulos que as cores podem causar. Para usá-las de uma forma original e bem sucedida na sua marca, você deve avaliar qual o impacto que quer causar e como combiná-las de forma harmônica.
Na verdade cada cor pode apresentar um universo de conceitos, visões, sensações e percepções. Com a combinação dessas cores na paleta esse universo se expande e muitas outras possibilidades passam a existir.
Selecionamos algumas ferramentas que irão te ajudar nesta tarefa:
Adobe Color (Adobe Kuler)
Gratuito e conhecido como uma das melhores ferramentas para esquemas de cores. Ele possibilita o envio de uma imagem para que possa identificar as principais cores e gerar uma paleta. Uma característica interessante é que ele pode ser utilizado em outros programas Adobe, como o Illustrator e o Photoshop. Além disso, a ferramenta possui muitas funções úteis que podem te ajudar nos seus projetos.
Paletton
Assim como o Adobe Color, essa é uma ferramenta para você montar um esquema de cores avançado. Conta com um recurso que ajuda a tornar seu projeto mais acessível para pessoas que enxergam o mundo diferente, como as pessoas que possuem daltonismo, por exemplo, simulando a usabilidade para esse público.
Colormind
Permite ir além da geração do esquema de cores, com ferramentas que sugerem quais cores devem ser usadas em sombras, planos de fundo ou destaques.
Color Lisa
A proposta do dessa ferramenta não é a criação de paletas de cores personalizadas, mas apresentar as paletas de obras de arte de artistas renomados. Essa pode ser a inspiração que faltava para a escolha da sua paleta.
Color Hunt
Criada por usuários, essa ferramenta é uma grande coleção de paletas prontas. É uma boa opção para quem busca referências. Você pode ficar um bom tempo nessa biblioteca procurando a paleta ideal.
Coolors
É um gerador rápido de paletas, que permite algum grau de personalização. Portanto, você pode escolher combinações diferentes conforme as cores vão passando na tela.
Bônus 01: 3 dicas de livros que falam sobre cores para marcas ou construção de marcas
A cor no processo criativo: Um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe –
Lilian Ried Miller Barros
Obra importantíssima para comunicação e design, este é um livro sobre as manifestações da cor, sejam elas expressivas ou artísticas, os sentimentos, e as sensações e mensagens que transmitem.
A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão – Eva Heller
Indicado para todos aqueles que trabalham com cores: desde artistas e terapeutas até designers, arquitetos e publicitários. O livro aborda as experiências que temos com as cores e como elas são utilizadas em diferentes aspectos da vida e também no trabalho.
Psicodinâmica das Cores Em Comunicação – Modesto Farina
Um grande manual sobre diversos aspectos da aplicação das cores nos diferentes processos de comunicação. Aborda temas desde processo de visão da cor até reação corporal a cor, os efeitos da cor na memória e aplicação da cor em publicidade.
Bônus 02: Ebook Help!
Para ajudar, você que é empreendedor digital e conhece a necessidade de utilizar ferramentas para organizar, escalar e divulgar o seu negócio, desenvolvemos o ebook HELP, um material 100% pensado para quem empreende e que conta com uma seleção completa de ferramentas indispensáveis para empreendedores digitais. Clique aqui para comprar seu exemplar agora.